Curso sobre Realidade Amazônica: Uma Jornada de Vivência e Compromisso Socioambiental
Nesta segunda-feira, 24 de julho, deu início o esperado Curso sobre Realidade Amazônica, promovido pela Faculdade Católica do Amazonas em parceria com o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Episcopal da Amazônia e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). Com uma programação abrangente e imersiva, o curso acontecerá ao longo de 13 dias, até 05 de agosto, com o objetivo de formar agentes de evangelização dedicados à preservação e promoção da vida na região.
Há uma década, o Curso sobre Realidade Amazônica tem proporcionado aos seus participantes uma vivência profunda na identidade local, fortalecendo o compromisso com a causa da floresta e fomentando a comunhão entre leigos, presbíteros e religiosos na missão socioambiental. Segundo a coordenadora do curso, professora Elisângela Maciel, o programa adota uma metodologia participativa, valorizando as contribuições e inquietações dos participantes e enriquecendo-as com a expertise dos formadores.
Os temas abordados durante o curso contemplam a perspectiva histórico-social da região, com atividades de campo nas periferias e comunidades ribeirinhas da Arquidiocese de Manaus. Ao longo dos 14 dias de convivência, os 26 inscritos, que incluem missionários e missionárias vindos de diversas localidades do Amazonas, de outros estados brasileiros e até de países estrangeiros, terão a oportunidade de compartilhar a vida, a oração e o estudo em regime de internato.
Com um público diversificado, o curso é direcionado a agentes de pastoral inseridos nas comunidades eclesiais e serviços pastorais na região amazônica, bem como leigos, leigas, religiosos, presbíteros e diáconos provenientes de outras regiões que buscam contribuir e servir na Amazônia e aqueles engajados com as questões amazônicas.
O Curso sobre Realidade Amazônica é uma iniciativa de relevância para a região, oferecendo uma oportunidade ímpar de aprofundamento, reflexão e engajamento em prol do meio ambiente e das comunidades que habitam a Amazônia. A expectativa é que os participantes retornem para suas missões revitalizados e inspirados a colaborar na proteção e promoção dessa rica e diversificada região do Brasil.
Com informações de: Faculdade Católica do Amazonas, CNBB Regional Norte 1, Comissão Episcopal da Amazônia, e Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).